terça-feira, 3 de março de 2009

"15 MINUTOS DE LEITURA"


PROJETO “MINUTOS DE LEITURA”

A leitura transforma sonhos em realidade
“LER É A POSSIBILIDADE DE IR ALÉM!
É PODER CHEGAR A QUALQUER LUGAR,
SEM PRECISAR DE AVIÃO OU DE TREM.”


Se lhe disserem que ler 10 a 15 minutos para, e com uma criança a partir dos seis meses, ela chegará à escola com 500 horas de leitura e que esses podem ser simplesmente os "15 minutos de qualidade" que ela levará para sempre.
Você já pensou que 15 minutos de leitura diários, pode fazer com que mudemos de atitude?
Ler MAISdá saúde!

Objetivo - Criar na criança pequena o hábito e o gosto pela leitura com livros adaptados a cada idade e sensibilizá-los para os ganhos de tão simples gesto.

No Centro de Educação Infantil RAIO DE SOL, o horário de leitura, é das 16:00h. às 16:15h., e neste espaço de tempo, todos paramos as atividades e nos concentramos numa atividade de leitura (livros, jornais, revistas, internet).



LER É MUITO BOM!
EXPERIMENTE!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Projeto Pequenos Animais de Jardim

Projeto Pequenos Animais de Jardim
Justificativa: Desde bem pequenas, o ambiente deve fazer parte do cotidiano das crianças como um organismo vivo a ser protegido. Evidentemente não conseguem pensar em termos planetários, não aprendem a cuidar de si mesmas em atividades retiradas de seu real contexto, mas através da rotina de creche, as organizações do tempo e espaços, o cuidado com o ambiente próximo é de seu interesse e está ao seu alcance tomar alguns cuidados básicos com relação à sala, ao pátio, aos brinquedos e tornando-se um hábito. Quando bebê o adulto precisa fazer as coisas por ele, agora poderá fazer por si mesmo ações em que antes precisava de ajuda. Ações de sensibilização que são capazes de melhorar a qualidade de vida para os tempos atuais e para as futuras gerações: bons hábitos de cuidado e higiene com o próprio corpo: lavar as mãos, limpar o nariz, pentear os cabelos, escovar os dentes, trocar de roupas, uso do banheiro, utilização da descarga, organização da mochila, dos brinquedos da sala e do parque, alimentar-se de maneira adequada, usar o talher, manter limpa a mesa onde é feita as refeições, inclusive em respeito com o outro que irá utilizá-la.Em se tratando de meio ambiente, vivemos um momento muito especial, as atenções estão voltadas para desperdiçar menos, reduzir o que consumimos, reciclar o que dispensamos, reaproveitar. Constatando-se que o meio ambiente se modifica para melhor ou para pior, em função do tipo de intervenção que o homem é capaz de realizar sobre ele, a educação ambiental deve ser entendida como estratégia para garantir ações eficazes na relação homem/natureza.A partir da observação de pequenos insetos e animais, o projeto Pequenos animais de Jardim, se constitui em uma estratégia a mais de sensibilização e de contribuição para o desenvolvimento da criatividade, autonomia, afetividade e do convívio social das crianças.
Eixos de TrabalhoŸ
Dignidade e HumanismoŸ
CulturaŸ Meio AmbienteŸ
Diferentes LinguagensŸ
Educar e Cuidar
Objetivo GeralŸ Perceber-se como ser integrante do meio ambiente.
Objetivos EspecíficosŸ Conhecer alguns tipos de animais pequenos, domésticos e insetos;Ÿ Explorar o ambiente para se relacionar com pessoas estabelecendo contato com pequenos animais e insetos;Ÿ Cuidar e organizar seus pertences pessoais e coletivos;
Ÿ Reconhecer e reproduzir os sons e/ou movimentos dos insetos e animais;
Ÿ Desenvolver a empatia e a sensibilidade em relação aos sentimentos dos outros;
Ÿ Utilizar a linguagem oral (espontânea, dirigida, articulação das palavras e vocabulário);
Ÿ Ampliar o repertório com relação a hábitos de higiene e cuidado pessoal;
Ÿ Cantar e executar os gestos e as expressões corporais de músicas;Ÿ Adquirir hábitos saudáveis de higiene e cuidado pessoal;
Ÿ Elaborar brinquedos com materiais recicláveis.MetasŸ Conversar sobre a preservação do meio ambiente;
Ÿ Registro de observação e discussões;
Ÿ Vivências diversas para produção artística sobre meio ambiente.
ConteúdoŸ
Reaproveitamento de matérias recicláveisŸ
livros infantis, revistas, enciclopédias, sites da Internet, visitas a campo etc. (atividade permanente)Ÿ AquárioŸ Comida para peixeŸ
Materiais recicláveis: caixa de leite, rolinho de papel, garrafas pet
Ÿ Massa de ModelarŸ Tinta guacheŸ Suportes DiferenciadosŸ Máquina Fotográfica
Ÿ Aparelho de DVD
Desenvolvimento das atividades
1. Levar para a sala de aula pequenos insetos e/ou animal.
2. Iniciar a observação perguntando se conhecem o “bichinho” que está em nossa sala? Do que ele se alimenta. Onde mora? É perigoso?
3. Fazer um levantamento do que sabem a respeito. Quais os sentimentos Provocados: medo, ansiedade, afetividade, etc.
4. Cantar músicas sobre o tema.
5. Conversar e explicar sobre a temática apresentada nos contextos musicais.
6. Construir brinquedos com a utilização de materiais recicláveis.
7. Solicitar às crianças que tragam material de pesquisa para descobrir informações sobre os insetos.
8. Confeccionar brinquedos de materiais reciclados.
Produto FinalŸ
Criação de brinquedos com sucatas;
Ÿ Exposição dos brinquedos na Amostra Cultural.
Avaliação:
As crianças serão avaliadas durante o processo de desenvolvimento do projeto, a partir de observações e registros das atividades desenvolvidas nas aulas.